Tuesday, June 27, 2006

Poseidon - nota 5,5

Época de Copa do Mundo não é fácil. Todo mundo pára para ver jogos, bancos fecham, até a bolsa de valores é suspensa. Tudo que se vê e ouve está relacionado a futebol, TUDO. O cinema também entra nessa onda, pois como todos estão vendo os jogos, ninguém vai ao cinema. Confesso que, eu mesmo estive meio ocupado com aquele jogaço que foi Coréia do Sul X Togo. Fato é que com isso, as distribuidoras simplesmente não reservam lá muitos lançamentos interessantes para esta época. OK, só estou escrevendo tudo isto para justificar todo este tempo sem atualizações do e-poltrona. Mas não deixa de ser verdade.

Ainda assim, um filme me chamou a atenção. O filme-catástrofe Poseidon. Poseidon é um transatlântico de luxo que sofre um curioso acidente: uma onda gigantesca (aproveitando o embalo da tsunami na Indonésia) atinge o navio, tombando-o. Assim, os sobreviventes devem procurar uma saída do Poseidon pelo seu casco, mas seu tempo é curto, o navio está afundando. Esta é uma refilmagem de um sucesso da década de 70, mas acredito que poucos da minha geração sequer ouviram falar do original.

Não há como negar que a trama é bastante interessante. O filme também é, apesar de deixar a desejar em alguns quesitos. Seu ponto forte é, sem dúvida, apostar na ação. Com 10 minutos de filme, Poseidon já está de cabeça para baixo, sem enrolações, nem romances de Jack e Rose a lá Titanic. Aliás, as únicas semelhanças entre Poseidon e Titanic são o navio que afunda e a água para todo lado, ainda bem!

A partir disso, é ação contínua até o final, com cenas literalmente de prender a respiração. O suspense é forte, a sensação me lembrou muito o jogo do Sonic (pô, quem não jogou não teve infância!). Tem aquela fase que é debaixo d'agua, e o Sonic morre se fica muito tempo submerso, tudo após uma nervosa contagem regressiva. O filme dá uma sensação assim, e prende a atenção do começo ao fim, é bastante tenso.

No entanto, o filme não consegue escapar dos clichês mais comuns de hollywood, que o tornam extremamente previsível. Qualquer um que já assistiu meia dúzia de filmes-catástrofe típicos não é surpreendido em grande parte das cenas. É isto que separa os grandes filmes dos bons e medianos, como Poseidon.