Wednesday, November 22, 2006

Volver nota 8,5


Volver é o novo filme do cineasta Pedro Almodóvar (Fale com Ela, A Má Educação), com elenco encabeçado por Penélope Cruz, atriz latina bastante conhecida no circuito hollywoodiano e que agora retorna a uma produção espanhola em grande estilo. Almodóvar é de longe diretor de cinema mais aclamado e reconhecido da Espanha, atualmente. E no que depender de Volver, continuará sendo por mais algum tempo.


A história é centrada em Raimunda, uma brava mãe de família, que sustenta a filha e o marido desempregado, e suas relações com a irmã Sole, sua Tia Paula e sua falecida mãe. As tragédias e mistérios sobre sua família dão o tom do filme. A cada nova descoberta o enredo fica mais interessante, e descobre-se a força das mulheres do filme. A boa notícia aqui é que a história é bem mais leve do que os anteriores “Fale com Ela” e “A Má Educação” que, apesar de brilhantes, possuem acontecimentos e cenas que beiram o doentio.


Os filmes de Almodóvar sempre se destacaram por aboradar preferencialmente o universo feminino, e novamente as mulheres são os elementos principais, desta vez ocupando todos os papéis importantes. Volver em espanhol significa virar, voltar. No fundo, acaba sendo uma história sobre as desventuras de Raimunda em busca de uma vida melhor, e como acaba encontrando paralelos com a vida de sua mãe, onde descobre que voltar nem sempre é uma tarefa simples.

1 comment:

Anonymous said...

bom filme...assisti esses dias aki em sampa..abraços!