Saturday, March 25, 2006


Match Point - nota:7

A primeira cena do filme mostra a que ele veio, mostra uma bola de tênis batendo na fita. Então ela tem dois lados para cair, um deles é a consagração, outro é a derrota. O que faz cair em um lado ou outro? Sorte.

As pessoas não prestam atenção na quantidade de coisas que acontecem na vida simplesmente por sorte. E como o futuro e todo o resto depende em grande parte de variaveis que não podemos prever ou controlar.

Com razão, esta idéia é bastante incômoda para a maioria das pessoas, senão não haveria sentido em realizar tantos esforços ao longo da vida. Aparentemente, alguém deve ter tido grandes dificuldades em defender este ponto de vista em alguma mesa de bar e resolveu fazer um filme com o propósito de demonstrar tal teoria.

Match point no fundo é isto, e surgiu uma história consistente para ilustrar. O filme, bem dirigido por Woody Allen, é todo rodado em um cenário inglês com atores ingleses, exceto pela ótima Scarlett Johanson, que aliás está novamente absurda...

Não vou entrar no mérito da dúvida do protagonista entre a inglesinha rica e sem graça, e a aspirante a atriz americana, isto acaba ficando como pano de fundo na idéia central do filme.

Não gostei do final, talvez por ser mais uma dessas pessoas que se incomoda com a excessiva participação da sorte na vida.

No comments: