Tuesday, May 30, 2006


O Código da Vinci - nota: 6



Eu acho muito difícil e errado comparar um filme a um livro, ainda mais que normalmente o sentido natural é o livro que dá origem ao filme. Portanto tentarei me desvincilhar desse lugar comum.

O Código da Vinci(agora junto com X-Men) é o blockbuster do momento. Foi o filme que abriu o Festival de Cannes em 2006 e só perdeu o primeiro lugar nas bilheterias americanas depois da estréia de X-Men. A história se passa nos tempos de agora, em que um misterioso assassinato do curador do museu do Louvre dá início a uma sucessão de fatos que podem mudar a posição da Igreja Católica no mundo, ao expor a história de um suposto "casamento" entre Jesus e Maria Madalena. Para decifrar esse assassinato a polícia francesa procura o simbologista Robert Langdon (Tom Hanks) e, com a ajuda de da policial Sophie Neveu (Audrey Tatou), eles correm pela Europa a procura de respostas aos enigmas impostos pela vítima, Jacques Sauniére.

Até então todos devem conhecer a história, nada de novo lhes foi apresentado. O que acho legal de destacar e de mencionar sobre o filme é que a história por ele descrita é tão interessante, de deixar fascinado, que é um filme que não se pode perder. Ainda mais quem, como acontece no Brasil, sempre esteve exposto a uma juventude e uma ética católica, pois rompe com tudo você sempre teve com indubtável (guardadas as devidas proporções, é lógico). Mas isso é trasmitido pelo filme? Em parte, confesso que o final me fez sentir essa sensação. Enquanto que no livro essa sensação foi mais constante. Para algumas pessoas o filme fará melhor efeito. Para outras o livro é melhor(que o livro é mais completo não há dúvidas). Sugiro que você tente os dois, pois dessa história há muito o que se extrair e entender.

É lógico que há no filme e no livro muitas invenções e muitos boatos, mas isso deve fazer parte de modo a deixar a história mais apresentável. Li o livro e vi o filme sem ler as críticas a história, sugiro que façam a mesma coisa. Depois sim separemos o que é fantasia e o que parece ser verdade. Além disso, para quem não sabe nada sobre arte(como eu), vale a pena dar uma olhada nessa história.


L'uomo vitruviano - Leonardo Da Vinci

No comments: