Saturday, April 29, 2006

Requiem For a Dream - nota 10

Escolher palavras para falar de Requiem for a Dream é uma tarefa difícil. Talvez porque o filme realmente contenha uma mistura de sentimentos, talvez por incluir uma estética de filmagem diferente e surpreendente. Ou simplesmente por ser genial no que se prepõe.

O filme impressiona, tanto pelo roteiro como pela técnica de filmagem. O uso de drogas é retratado com maestria e sem pudores. Mas o grande diferencial, sem dúvida, é a estética visual. É como se o filme não mostrasse os fatos em si, mas sim o modo como nos lembramos deles algum tempo depois, ou como em um sonho. Ele é recheado de cenas surreais, para mostrar como nos sentimos em relação aos fatos, e não os fatos propriamente ditos. Tomadas fechadas, flashs rápidos, cenas em slow motion ou aceleradas, múltiplas imagens em cena, pontos de vista inusitados. Estes são apenas alguns dos truques usados para dar ao público a sensação esperada.

E o resultado disso tudo? Na maior parte das vezes você fica realmente confuso, fica difícil distinguir realidade de sonho com tanta distorção. É como se você estivesse drogado também, participando da ação, entendendo o sofrimento, e sofrendo junto. E a sequência final é uma nada agradável overdose. Por alguns minutos, você não pensa, não se move, não pisca, sequer respira com tanta angústia. Nenhum outro filme causa tanto impacto.

Não vou negar, ao fim você está um tanto deprimido. O filme te envolve de uma maneira que faz pensar em muita coisa ao mesmo tempo, principalmente sobre as consequências dos seus atos. Bem, não é a receita certa para uma tarde ensolarada mas, de vez em quando, faz bem parar para pensar olhando para as paredes.

Por tudo isto, este entra com certeza na lista dos imperdíveis. Após assistido, é amá-lo ou odiá-lo, mas é preciso experimentar!

E para quem gostar, baixe a trilha do filme: Clint Mansel - Requiem for a Dream Orchestral version. Ouvir esta música instrumental vai fazer reviver alguns dos sentimentos do filme, pois ela é identificada ao primeiro acorde.


ps: Ainda não se convenceu a ver o filme?? Ele é estrelado pela sempre competente e estonteante Jennifer Connelly, de 'Uma Mente Brilhante' e 'Casa de Areia e Névoa' entre outros. Acabaram as desculpas...

1 comment:

Anonymous said...

ainda nao assiti!!!
Faz anos que to pra assistir esse filme, pqp! Sera que ele se parece de alguma forma com Mullholand drive?