Saturday, June 23, 2007

Momento Ranheta: O Ataque das Seqüências Malditas


“Já viu o novo do Shrek? E o Piratas do Caribe 3? Como não, você não viu os primeiros?”. Ultimamente tenho ouvido muito isso. Ouvi tanto que comecei a pensar sobre essa onda de continuações que nos assola. Desde que eu me conheço por gente existem seqüências dos sucessos, e não há nada de errado nisso. O problema é que ultimamente o número delas passou da medida. Só vejo franquias em cartaz. Listando somente as estréias das últimas semanas:

- Homem-Aranha 3.

- Piratas do Caribe 3.

- Shrek 3.

- Onze Homens e um Segredo 3.

- Quarteto Fantástico 2 (estréia dia 29).

Não quero discutir por que os estúdios gostam tanto dessas franquias. Todos as adoram, elas lotam cinemas, geram receitas astronômicas. Para gerir estas minas de ouro, a fórmula utilizada sempre foi explorá-las até que se esgotem. Leia-se: até que saia um filme tão ruim que se torne um fracasso de bilheteria, mesmo com a empatia e expectativa criada sobre os personagens.

Para explicar o aumento no número das continuações eu só vejo duas hipóteses, ou os estúdios estão fazendo melhores seqüências ou o interesse do público neste tipo de filme está crescendo. A primeira provavelmente não é verdadeira, já que a queda da qualidade depois do original é uma tendência natural. A criatividade vai se esgotando, as novidades também e o resultado geralmente é frustrante. Vide Homem-Aranha 3.

Então o que eu estou realmente tentando entender é por que o público gosta tanto de ver a mesma história repaginada. Neste ponto ainda não tenho uma opinião formada. Tem algum marketeiro, psicólogo ou palpiteiro de plantão na platéia deste humilde blog?

Peço ajuda ao marketeiro porque acredito que existe um efeito de marketing acumulado, fortalecendo a marca dos filmes, e ao psicólogo porque acho que há algo subconsciente envolvido. Veja, é mais “seguro” assistir algo que já se conhece. Evitam-se surpresas potencialmente desagradáveis. Além disso, acho que uma pessoa se sente obrigada a assistir as continuações de um filme que viu e gostou. Ou seja, as pessoas não têm opinião própria e a sociedade provavelmente está ficando mais medíocre.

Mas mediocridades à parte, minha reclamação é que essas franquias de qualidade duvidosa tiram espaço de grandes filmes com idéias originais. E não estou me referindo a belos dramas franceses ou cinema iraniano não. Estou falando de filmes de Hollywood, com boa divulgação e em exibição no cinema mais próximo. Um bom exemplo é o ótimo “Mais Estranho que a Ficção” (prometo resenhá-lo em breve), que chega em DVD sem o desempenho esperado nas bilheterias.Tenho a sensação que o grande público só vai ao cinema para assistir franquias de sucesso. E isto significa menos estímulo a produções originais.

Fim do momento ranheta. Voltamos à programação normal.

No comments: