Sunday, June 17, 2007

O Grande Truque X O Ilusionista
"The Prestige" x "The Illusionist"

Os estúdios de Hollywood certamente têm bons espiões. Sempre que surge uma boa idéia, alguém vai lá e copia, e é por isso que de vez em quando aparecem alguns filmes irmãos, com o mesmo tema e lançados quase simultaneamente. Aconteceu com as animações Vida de Inseto e Formiguinhaz (1998), com os blockbusters Armageddon e Impacto Profundo (também 1998) e vários outros. No fim das contas não importa quem teve a idéia original, já que os roteiros acabam seguindo linhas diferentes. O problema é que depois de um tempo as histórias acabam se fundindo, pelo menos na minha cabeça. Qual dos dois era com o Bruce Willis mesmo?!? Por isso desta vez resolvi inovar com uma resenha dupla, com análise e comparação dos dois filmes de mágico de 2006: O Grande Truque e O Ilusionista.

O Elenco: Os dois filmes têm grandes atores no elenco. O Ilusionista é ancorado pelos sempre competentes Edward Norton (dispensa referências) e Paul Giamatti (Sideways) e embelezado por Jessica Biel (Blade – Trinity). O Grande Truque conta com Hugh Jackman (X-Men) e Christian Bale (Batman Begins) nos papéis principais, além de Michael Caine e a bonitinha Scarlett Johansson (é, eu sei, de novo…). Seria vantagem para O Ilusionista, não fossem as participações de Andy Serkis, o Gollum do Senhor dos Anéis num papel de humano, e de David Bowie como o cientista Nikola Tesla em O Grande Truque. Declaro empate técnico neste quesito.

Direção: O Ilusionista tem o desconhecido Neil Burger, que não compromete. O Grande Truque é conduzido por Christopher Nolan (Amnésia, Batman Begins). Ponto para o Truque.

Roteiro resumido:

- Em O ilusionista, o grande mágico Eisenheim (Norton) desafia a nobreza local pelo seu grande amor, a Duquesa Sofie (Biel), que tem casamento marcado e obrigado com o Príncipe Leopold. A historinha é conhecida, mas Eisenheim vai se utilizar de meios surpreendentes e elegantes para despistar as atenções.

- O Grande Truque é centrado na disputa de ego entre dois mágicos, Robert Angier (Jackman) e Alfred Borden (Batman digo, Bale), desde o início das carreiras até o desfecho, e as conseqüências trágicas desta competição para ambos. Os dois passam o filme tentando destruir a carreira, a moral e a vida do outro.

Logicamente que para ter um efeito “a arte imita a vida”, ambos os filmes tentam incessantemente enganar o espectador. Aquela coisa “preste atenção em outro lugar”... Claro que isto só torna esses filmes mais interessantes. O Ilusionista tem uma narrativa linear e um roteiro simples e competente. Tem um ar intimista e o amor como tema principal, deixando as mágicas em segundo plano e sem explicações.

O Grande Truque dá uma de Mister M. e explica como são realizadas as magias, que têm papel importante na trama, especialmente o ato “O Homem Transportado”. A narrativa é totalmente não linear, alternando flashbacks e flashforwards aos retalhos todo o tempo. Assim temos um filme mais complexo, difícil de digerir, mas o resultado final é grandioso, de ficar embasbacado mesmo. É um filme mais sobre atos e conseqüências.

Na avaliação final, 9 para O Truque e 7 para Ilusionista. São dois bons filmes, mas o primeiro é de longe mais surpreendente e desafiador. O Grande Truque te deixa perdido até o fim, já o Ilusionista deixa muitas pistas. Minha impressão é que O Ilusionista vai agradar mais as mulheres, enquanto O Grande Truque, mais os homens. Na dúvida faça uma sessão dupla e assista os dois, vai valer a pena.

1 comment:

Unknown said...

Eu posso ver que você mencionou O Grande Truque filme, um filme que seja titular desde o início. Há uma nova serie HBO, que me lembra deste filme chamado O Hipnotizador , é uma história de um homem que resolve muitos segredos enigamtico com esta ciência.